Adaptação da Peça de Teatro: “A Branca de Neve e os Sete Anões”

Texto escrito no 2.º ano e dramatizado no 3.º ano

AUTORES: Turma dos Espiões

 

Narrador: Era uma vez um rei chamado Alício, casado com uma rainha chamada Dona Petra Manuela. Eles viviam num castelo encantado com torres feitas de areia.

 

Ato I

Rainha (grávida): Ai, acho que a bebé está prestes a nascer! Dá muitos pontapés.

Rei: Ela está grandinha mesmo!

 

Ato II

Rei (sentado com o bebé no seu colo – usar 2 cadeiras): A nossa filha é tão bonita!!

Rainha (sorri)

 

Narrador: Houve uma guerra e, no meio de uma batalha, a rainha Dona Petra Manuela morreu com um tiro.

Passados quatro anos, o rei Alício conheceu a Dona Malévola numa viagem ao Brasil. Apaixonou-se e convidou-a a vir viver para Portugal.

 

Ato III

Madrasta (com bochechas coradas): Querido Alício, queres casar comigo?

Rei: Aceito, minha querida Malévola.

 

Narrador: Os dois apaixonados casaram-se.

Sete anos depois do casamento, a Branca de Neve era uma menina bonita, boa pessoa, simpática e que gostava de dançar, cantar e jogar futebol com os seus amigos animais.

 

Ato IV

Madrasta: Espelho meu, espelho meu, há alguém mais belo do que eu?

Espelho: Não há ninguém mais belo do que tu. Tu és a mais linda do Universo!

 

Narrador: Todos os dias a Malévola fazia a mesma pergunta ao espelho, até que um dia, passados alguns anos, a resposta foi diferente…

Madrasta: Espelho meu, espelho meu, há alguém mais belo do que eu?

Espelho: Sim, existe. A Branca de Neve!

 

Madrasta (com voz zangada): Mas o quê?!!! Criado, leva a Branca de Neve à floresta para ficar a viver numa caverna.

Criado: Claro, sua Majestade! Vou já tratar disso!

 

Narrador: O criado contou a verdade à Branca de Neve, mas não a conseguiu apanhar porque ela fugiu voando com dois pássaros amigos e, depois, montada num unicórnio com hastes de rena.

 

Ato V

Branca de Neve: Onde estou eu? O que vai ser de mim sem o meu papá?

Mágica: Olá Branca de Neve! O que é que se passa?

Branca de Neve: Fugi da minha madrasta que é muito má!

Mágica: Vou ajudar-te! Procura uma casa com 7 anões pois lá poderás viver em paz e sossego até seres adulta. Nunca aceites maçãs de estranhos pois podem estar envenenadas.

 

Narrador: A Branca de Neve encontrou a casa, estava vazia, mas ela adormeceu, pois, estava muito cansada de tantas emoções!

 

Ato VI

7 Anões (a cantar e em comboio, um dos anões é um boneco):

Vamos para casa então,

Para casa, para casa

Somos os espiões anões

Com bons corações!

 

Ato VII

Anã Matilde: Que estranho! Como é que apareceu esta menina? Magia ou o quê?!

Anão Duarte (a sussurrar): Parece que ela está a dormir! Calem-se!

Anão Cristiano: Que pobre criança! Temos de tratá-la bem!

Branca de Neve (a acordar): Quem são vocês?

Anão Arthur: Nós somos os 7 anões espiões com bons corações!

Branca de Neve: Posso viver convosco porque a minha madrasta é muito má?

Anão Pedro: Como é que ela se chama?

Branca de Neve: Malévola!

Anão Afonso: Ah, ela é mesmo má! Conhecemo-la quando éramos crianças!

7 Anões (sorridentes): Podes ficar a viver connosco para sempre!!!

 

Ato VIII

Narrador: A Branca de Neve vivia feliz com os anões. Um dia, foi passear à Floresta dos Biscoitos para procurar biscoitinhos com forma de “Pokémon” pois fazia coleção e viu uma velhinha.

Madrasta (disfarçada de velhinha): Olá minha querida menina, ofereço-te esta maçã tão deliciosa!

Branca de Neve: Eu quero ameixas, não posso comer maçãs, sou alérgica!

Narrador: A madrasta deu uma ameixa envenenada à Branca de Neve que desmaiou mal deu a primeira dentada.

Os anões estavam escondidos pois iam sempre atrás da Branca de Neve para a proteger e foram logo chamar a Mágica.


Ato IX

Mágica: Já não tenho poção para salvar a Branca de Neve, está guardada no Palácio do Príncipe Manuel! Vão lá depressa!

Narrador: Os anões foram todos em cima uns dos outros num cavalo ter com o príncipe Manuel!

O príncipe ouviu os anões e foi então no seu cavalo levando dois deles consigo para ir salvar a Branca de Neve.

 

Ato X

Narrador: O príncipe deu a poção à boca da Branca de Neve e ela acordou!

Príncipe: Que bom que acordaste!!! Não te conhecia, mas tu és tão parecida comigo! Será que és da minha família?

Branca de Neve (muito feliz): Obrigada por me salvares! Também te acho familiar! Tu queres fazer um teste de DNA para provar se somos realmente parentes?

Príncipe: Sim, Branca de Neve capitã!

 

Ato XI

Narrador: Então a Branca de Neve e o príncipe Manuel foram ao hospital e descobriram que eram irmãos! Ele era o filho desaparecido da rainha Dona Petra Manuela e do rei Alício! Os dois foram ter com o pai.

Príncipe: Olá! Sou o príncipe Manuel. A Malévola quis matar a Branca de Neve e eu salvei-a com a ajuda de sete anões.

Branca de Neve: Pai, que bom ver-te! Explica-nos a história de nós sermos irmãos, fizemos um teste de DNA e descobrimos isto… Será que estou a sonhar?!

Rei (abraçando os filhos): Ai meus queridos filhos!! Tinha tantas saudades vossas! Manuel, tu desapareceste antes da Branca de Neve nascer e os meus guardas sempre te procuraram, dia após dia…

 

Ato XII

Rei (zangado): Malévola, chega aqui!!! Os meus filhos disseram que tu fizeste mal à Branca de Neve!

Narrador: A Malévola tentou fugir, mas os guardas conseguiram capturá-la e levá-la para uma masmorra até ela morrer.

Os irmãos viveram com o pai felizes para sempre, sonhando muitas vezes com grandes aventuras e árvores cheias de ameixas!

 

 

A Turma dos Espiões

2022/2023



Personagens:

Branca de Neve

Amélia e Vitória

Rei Alício

Alice

Rainha Petra Manuela

Ekam

Mágico

Isis

Madrasta Malévola

Francisca

Espelho

Lara

Criado

Pawan

Príncipe

Jackson

7 anões

Afonso

Arthur

Cristiano

Duarte

Matilde

Pedro

Apresentador

Bidhan

Narradores

Ema, Fabliha e Kirat

 



Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Anderson Rodrigues27 junho, 2023 10:28

    Ficou muito giro, gostei muito mais desta nova história.
    Parabéns a toda a turma por sua criatividade e espero que façam o mesmo com outras histórias.

    ResponderEliminar